fbpx

Se o meio ambiente é uma das suas preocupações e a tecnologia faz parte do seu dia-a-dia, saiba que, ao utilizar o motor de busca Ecosia em vez do Google, estará a ser amiga do ambiente.

Criado em 2009, o Ecosia já plantou mais de 120 milhões de árvores. Como? A resposta é simples: por cada pesquisa realizada no seu  motor de busca, parte das receitas de publicidade que os utilizadores vêem nos resultados das suas pesquisas serão investidos na plantação de árvores.

Ou seja, em vez de termos um motor de busca que pretende capitalizar apenas e só receitas e dados, como o Google e afins, o Ecosia compromete-se a ser um ator social na luta a favor do meio ambiente.

Fundado pelo alemão Christian Kroll, o Ecosia transforma portanto as receitas publicitárias dos resultados de pesquisa em árvores plantadas, concretamente ao financiar parceiros locais e ONGs que apresentam projectos de plantação de árvores. WeForest, ReForest Now, a Copaiba e Eden Reforestation Project são apenas alguns dos projectos com que a Ecosia tem parcerias. 

Evidentemente que as receitas oriundas da publicidade não são 100% destinadas à plantação de árvores, já que há custos associados ao projecto Ecosia em si, mas os seus responsáveis garantem que a plantação das árvores representam 47% das receitas mensais da empresa, ou seja, 80% dos lucros se excluirmos os custos operacionais.

De salientar ainda que a Ecosia utiliza o motor de pesquisa da Microsoft, o Bing, que se comprometeu a uma redução em 75% nas emissões totais de carbono resultantes da sua actividade até 2030.

De referir que, de vez em quando, a Ecosia realiza dias temáticos. Por exemplo, recentemente, a empresa anunciou que todas as receitas de um único dia seriam revertidos a favor da reflorestação da Austrália. Na ocasião, os responsáveis acreditavam que uma árvore seria plantada a cada 45 pesquisas no seu motor de busca. A esperança era que fossem plantadas 26.446 árvores na Austrália.

Por último, é possível ver no site quantas árvores já foram plantadas em tempo real através do motor de busca Ecosia.

Author

Nascida em Luanda no ano de 1988, licenciei-me em Gestão pela Universidade de Miami, nos Estados Unidos. Com uma sede insaciável de conhecer o mundo, já vivi em três continentes e sete cidades, capacitando-me assim a dominar várias culturas e quatro línguas: português, inglês, espanhol e francês. Estudiosa por natureza, em 2010 frequentei o Mestrado em Negócios na American Business School of Paris, tendo recebido, no ano seguinte, o diploma de Desenvolvimento de Negócios Internacionais, com a dissertação de mestrado “O Papel das Organizações Não Governamentais no Processo de Reconstrução Social Pós-Conflito em Angola”. Ao longo da minha carreira profissional, procurei sempre enriquecer o meu conhecimento. Embora o meu percurso académico tenha iniciado pela via económica, a minha carreira profissional percorre, desde sempre, no mundo das Energias Renováveis e Não-renováveis.

Deixe seu comentário